Jubileu de Ouro


No dia 16 de julho de 2014, a Aug.'. Resp.'. e Ben.'. Loj.'. Simb.'. Atlântida nº 06 celebrou seu Jubileu de Ouro de Fundação com a presença ilustre das maiores autoridades maçônicas da GLMDF, sendo presidida, inclusive, pelo Fundador da GLMDF, Ir.'. Washington Bolivar de Brito, ladeado, na ocasião, pelo Sereníssimo Grão-Mestre da GLMDF, Juvenal Batista Amaral, pelo Grão-Mestre Ad Vitam, Edelcides Lino de Melo, pelo Grão-Mestre Adjunto, Ladislau de Azevedo, pelo Grão-Mestre Ad Vitam da GLMRN, e pelo Venerável-Mestre da Loja Atlântida, Rui Samarcos Lóra. A ocasião, que contou com a presença da família maçônica e de autoridades e representantes de outras Lojas Co-Irmãs, se revestiu de grande significado para a Loja, especialmente por poder reunir na cerimônia diversos irmãos que contribuíram para a história e para o engrandecimento da Loja Atlântida e da GLMDF.  

Irmão Washington Bolivar de Brito, Grão-Mestre Ad Vitam e Fundador da GLMDF, ao receber o malhete das mãos do Sereníssimo Grão-Mestre, repassou ao Venerável-Mestre da Loja Atlântida, Rui Samarcos, para condução dos trabalhos daquela noite repleta de familiares, cunhadas, amigos da Atlântida, homenageados, sobrinhos De Molay's, sobrinhas Filhas de Jó e sobrinhas Garotas do Arco-Íris. A cerimônia marcou os corações dos Atlantes por trazer naquela noite a simplicidade, o conhecimento, a serenidade e a tradição mais pura da Maçonaria, repleta de boas energias e de muito agradecimento, especialmente pelos irmãos e familiares que encontram-se no Oriente Eterno. 



Após abertura dos trabalhos, Ir.'. Barros, da Loja Co-irmã Mutirão, faz alusão ao GADU com oratória belíssima e com profundo significado, abrilhantando e homenageando a família Atlante presente, trazendo proteção e muita luz durante os trabalhos da noite que celebra os 50 anos de Loja Atlântida. Ir.'. Barros, visitante frequente da Loja, não poderia deixar de ser convidado ilustre para a ocasião e sua oratória veio como presente a todos que assistiram e testemunharam a ocasião.


No desenrolar dos trabalhos de noite tão magnífica, o Orador da Loja, Amauri Serralvo, toma a palavra para cumprimentar a todos os visitantes presentes, os convidados de honra e as famílias que sempre acompanharam os trabalhos da Loja, seja na Associação das Cunhadas ou nos diversos eventos e iniciativas da Loja, mas apoiaram e sustentaram os pilares e a base da Ordem, dando apoio aos projetos e aos muitos trabalhos empreendidos pela Atlântida. Sua fala também agradeceu a todos os irmãos e familiares que já estão no Oriente Eterno.


Venerável-Mestre tomou a oportunidade para homenagear a todos os Atlantes com a Comenda alusiva aos Jubileu de Ouro, assim como muitos irmãos presentes que apoiaram e se tornaram obreiros atlantes por suas muitas visitas à Loja ou participação ao longo dos anos.



Todos Atlantes receberam a Comenda das mãos das autoridades presentes e puderam se congraçar com tamanho evento. Além da Comenda, também receberam o livro alusivo aos 50 anos elaborados pelos Irmãos Atlantes e organizado pelo Irmão Marco Antonio de Moraes. A obra, que reúne toda a história da Loja e explica em detalhes a fundação e os momentos chaves da participação da Ordem no Distrito Federal, também traz fotos, curiosidades, emblemas e explicação para o estandarte e eventos relevantes.


Veneravel-Mestre também condecorou o Eminente Irmão, Grão-Mestre Ad Vitam e Fundador da Grande Loja do Distrito Federal, Washington Bolivar de Brito, e também as demais autoridades que adornavam o Trono de Salomão, agradecendo enormemente o apoio pelo trabalho da Alta Administração junto á Loja e, também, pela dedicação de todos os dirigentes que auxiliarem e estiveram presentes nas cerimônias, sessões e ocasiões ilustres da Atlântida. 

Durante a cerimônia, o Irmão Washington Bolivar de Brito foi convidado a obliterar Selo dos Correios, juntamente com as autoridades maçônicas presentes, alusivo aos 50 Anos de Fundação da Loja Atlântida, ocasião que contou com a funcionária representante dos Correios, lançando, assim, selo histórico de fundação da loja produzido com base no estandarte e lema da Loja e desenhado nesta ocasião pelo Irmão Soares, presente na cerimônia e agraciado com conjunto histórico do selo. 


O Eminente Irmão, Washington Bolivar de Brito emocionou a Loja e a todos os presentes com sua participação, dando testemunho vivo da história da Loja Atlântida que se confunde com a história da Maçonaria no Distrito Federal. O Irmão Boliviar foi aclamado de pé por todos os presentes e fez vibrar toda a geração Atlante, dos mais novos aos mais antigos, aí incluídos os nossos queridos sobrinhos De Molays, Filhas de Jó e Garotas do Arco-Íris.



Antes do encerramento da sessão, o Ir.'. Delvoux, fez a tradicional saudação ao Pavilhão Nacional. Os presentes, emocionados com a tradição maçônica, aliada às palavras e a belíssima saudação, tiveram oportunidade de conhecer e desfrutar do amor à pátria que norteia os princípios maçônicos. A Loja Atlântida também agradeceu a presença e participação do Irmão que tanto nos honra com a presença constante, a amizade e o apoio de praxe. O Pavilhão Nacional, ao final da saudação, foi conduzido e escoltado pela comitiva maçônica até a sala dos passos perdidos sinalizando o final da cerimônia e início do Baile e Jantar de Confraternização oferecido a todos os presentes. 

Na saída dos convidados e autoridades, os sobrinhos De Molay, acompanhados das sobrinhas Garotas do Arco-Íris e Filhas de Jó, ofertaram rosas às cunhadas, distribuindo beleza e ternura à cerimônia que se encerrava, convidando a todos para desfrutar da boa comida e alegria da recepção oferecida no Salão de Eventos contíguo ao Grande Templo, Acácia Amarela.

Confiram nas fotos subsequentes mais um pouco do Jubileu de Ouro da Aug.'. Resp.'. e Ben.'. Loj.'. Simb.'. Atlântida nº 06.    

















MM.'.MM.'. se congraçam no Jubileu



Nenhum comentário:

Postar um comentário